Um Homem de Sorte - Nicholas Sparks

Química Perfeita,
de Nicholas Sparks
por Editora Novo Conceito
2011 / 349 páginas.
Desde que foi lançado a adaptação cinematográfica do livro Um Homem de Sorte e tomei conhecimento do mesmo, decidi que teria de lê-lo o quanto antes — e antes de assistir ao filme, claro — afinal é Nicholas Sparks. E quando se trata do autor, podemos esperar histórias emocionantes e muito chororô. Comecei a leitura sem muita expectativa, porém na espera de algo arrebatador, que marcasse a leitura, mas não aconteceu. Contudo, isso não o tornou um livro ruim, muito pelo contrário. É um livro bem escrito, com uma história bonita e com personagens bem construídos até. Só esperava mais.

Um Homem de Sorte nos traz a história de Logan Thibault, um ex-fuzileiro naval, que em uma de suas missões no Iraque em meio ao deserto, encontra a fotografia de uma mulher, até então desconhecida, que ele conhece apenas pela assinatura com a primeira letra de seu nome e uma dedicatória. Como de bons modos, o rapaz deixa a fotografia exposta em um mural na esperança de que seja reconhecida por algum dos soldados, o que não acontece. Sem saber o porquê, Logan decide carregar a foto consigo, o que para seu amigo Victor a foto na verdade é um amuleto da sorte, uma vez que na presença dela Logan passa a possuir um certo — e assustador — fado. Isso inclui ser salvo da morte várias vezes.

Após cinco anos na presença da fotografia, Logan decide ir atrás da tal moça fotografada e de certo modo agradecer a estranha sorte que ela lhe trouxe. Cinco meses de caminhadas à pé na companhia de seu fiel cachorro — Zeus — se passam e depois de atravessar o país, saindo do Colorado, o ex-fuzileiro chega a pequena cidade de Hampton e, finalmente, conhece Elizabeth, a mulher que segundo seu amigo é a responsável por toda sua sorte. Logan na esperança de se aproximar de Beth acaba se candidatando à vaga disponível para ajudar no canil de Nana, avó da moça. A partir daí, vemos todo o desenvolvimento da história. Conhecemos melhor Beth, o seu filho Ben e o ex-marido Keith Clayton.

Nicholas parece ter a fórmula do sucesso. Com os poucos livros que li do autor já posso me considerar fã. Gostei como toda a trama de Um Homem de Sorte foi construída. Vemos o ponto de vista de Logan, Beth e Clayton em capítulos alternados contado em terceira pessoa, o que por sua vez, torna a narrativa limpa e fluída, sendo um ponto positivo no livro. Quando vi já estava terminando a leitura.

Quando lemos algo do autor, logo imaginamos que será uma leitura inesquecível, o que eu esperava deste livro. Porém como já disse, não aconteceu. Um Homem de Sorte é de longe o melhor livro do autor. Para mim é o mais leve entre os que já li. É uma história simples sobre personagens que procuram uma segunda chance no amor. O que ao longo da leitura aconteceu muito rápido, me incomodando. Esperava um maior aprofundamento da história — que tinha uma premissa muito boa —, inclusive no final que mesmo me desapontando, preciso ressaltar que quase morri do coração. Ao todo, Um Homem de Sorte é um bom livro e que vale sim lê-lo. Só não vá com muita expectativa!

Comentários

  1. gente eu preciso ler um livro do nikolas
    mas prometo nao ir com mt expectativa nesse
    ^^
    gostei da resenha, deu pra ter uma ideia legal do livro.

    ResponderExcluir
  2. Desejo muito ler este livro.

    blogdapaulla.blogspot.com
    @deardiarioblog

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu não consigo gostar dos livros dele ><'
    AHUAHUAHUA
    Mas eu vi esse filme e achei até bonitinho !
    Adoorei seu blog viiw *__*
    Seguindo !
    Bjoos
    http://www.chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga é super fã do Nicholas, ela disse que chorou até e disse que me emprestaria se eu quisesse. Mas sei lá, não sou muito fã dos livros dele :/

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a resenha, mas ao contrário de você, eu simplesmente AMEI o livro! É meu favorito do autor até agora.
    Mas claro que opinião cada um tem a sua. Adorei como colocou os pontos positivos e negativos do livro, parabéns.
    Achei seu blog por acaso na internet e estou apaixonada, meus parabéns. Esse layout é PERFEITO e os posts são com ótimo conteúdo.
    Te desejo muito sucesso.
    Beijos.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que nem leio livros e nunca li sequer um de Nicholas Sparks, mas pude ver o filme A última música, inspirado no livro dele com este mesmo nome e confesso que a história é maravilhosa, ainda mais com o meu casal favorito, a Miles e o Liam!

    Mas por todas as resenhas e sinopses que leio de vários livros dele, eu mesma com pouca informação posso dizer que ele parece ser um grande escritor, e com a fórmula do sucesso, como você mesma disse.

    Acho que o livro do post parece sensacional, e com um enredo muito bonito e inspirador, que traz esperança e amor.

    Parabéns pelo belo blog, Raysa!

    Beijos e bom sábado!

    http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  7. Esse é um livro do Nicholas que eu gostei bastante. E olha que eu não gosto muito dos romances melados do autor. Não vi o filme e também não tenho vontade de assistir.
    Bjuxxxxxx

    ResponderExcluir
  8. Até hoje só li um do Nicholas que foi Querido John.
    Gosto de romances e gosto da forma que o Nicholas constrói os diálogos. Quero ler outros dele. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também já li Querido John, que é um dos meus preferido do autor.

      Beijos! :)

      Excluir
  9. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas ele ja esta ma minha lista de leitura.
    Só assisti ao filme e gostei muito, achei lindo e quero lê o livro muito em breve. Adorei sua resenha.
    Beijos chuchu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário