Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

Um Porto Seguro,
de Nicholas Sparks
por Editora Novo Conceito
2012 / 414 páginas.
Acredito que todo mundo já está cansado de me ouvir falar o quanto gosto dos romances do Nicholas, certo? E que, apesar das suas histórias terem sempre a fórmula pronta, é incrível como a cada nova leitura me encanto ainda mais com o autor. Para mim, a diferença dos romances do Nicholas Sparks, mesmo sendo julgados parecidos, está na forma como o autor passa para o papel as emoções dos personagens. É tudo muito real e envolvente, e às vezes até comovente, como a trama de Um Porto Seguro.

O livro foi lançado há algum tempo pela editora Novo Conceito. Na trama, conhecemos Katie, uma mulher misteriosa e muito bonita que se estala repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte. Enquanto Katie tenta fugir do passado e evitar laços pessoais com os moradores, a jovem mulher mesmo relutante acaba fazendo novas amizades, neste caso com Alex, um viúvo e pai de duas crianças e Jo, sua vizinha. Katie por ser uma mulher sempre muito reservada acaba despertando a curiosidade dos que sempre estão ao seu redor, principalmente de Alex, que com o tempo acaba se tornando muito próximo.

Ao perceber que pode estar apaixonada por Alex, Katie se encontra em meio a uma encruzilhada onde terá que escolher entre: continuar com Alex e fazer dele seu porto seguro; ou conviver para sempre com o segredo que vem escondendo de todos: o passado obscuro que a persegue e tanto quer esquecer.

Não posso dizer que o livro foi uma verdadeira surpresa. Como disse anteriormente, Nicholas tem a fórmula pronta para escrever seus livros, portanto, a história acaba por ser quase previsível. Acredito que por não está com muitas expectativas também contribuiu para minha opinião final. Li o livro por acaso, na busca de um romance mais dramático, o que já é esperado do autor. Entretanto, Nicholas continua com seus pontos positivos: narrativa fluída e trama bem construída, originando assim um livro muito bem escrito.

Porém, o que mais se destacou para mim foram os personagens, principalmente a filha do Alex, a Kristen, que é um amor de criança. Achei incrível como o autor soube desenvolver a história dela, os diálogos e atitudes convincentes de uma criança para a idade dela. Diferente de muitos autores, com Nicholas consegui realmente imaginar a Kristen como tal e foi impossível não se apegar a ela. Já a Jo foi uma verdadeira surpresa. Achei o desfecho da personagem totalmente inesperado e surpreendente. Se você gosta de romances dramáticos, Um Porto Seguro pode ser uma boa escolha. Eu li e gostei muito.

Comentários

  1. Não consigo ler os livros do Nicholas Sparks. Não gosto desse autor e da forma como ele escreve suas histórias.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando o meu chegar, é o livro deles que mais tenho vontade de ler, e logo também vou assistir o filme. Estou lendo Uma curva na estrada dele, vovê já leu? Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida! Ainda não. Na verdade não li nenhum dos livros dele lançado pela editora Arqueiro. Um dia desses quase comprei À primeira vista, que tenho muita vontade de ler, mas acabei não levando. :/

      Beijos!

      Excluir
  3. Preciso ler Sparks!
    Nunca li nada dele!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Eu estou louca para ler esse livro! Nunca li nada do Sparks e não é por falta de vontade pois eu estou muito curiosa para ler os livros dele já que as pessoas falam tão bem deles! Eu sou apaixonada por romances e mesmo as histórias com a fórmula pronta, como você falou que esse livro é, acho que se bem construídas e com personagens cativantes, sempre se tornam uma ótima e agradável leitura!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  5. A cada dia estou mais apaixonada pelo seu blog Raah *-*
    Não sou muito fã de romances, mas todos do Nicholas me prendem de um jeito mágico. Com certeza esse vai ser um dos que eu gostarei, vou adicionar a minha lista de metas. Estou lendo a saga Heróis do Olimpo no momento, mas em breve lerei algumas das suas indicações.

    Eu não conheço muito a editora Novo Conceito, mas tenho escutado bem sobre suas edições - eu sou apaixonada pela editora Intrínseca, mas acho que vou dar uma chance para essa editora.

    Beijos flor,
    sombradosdezoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie..

    Ainda não peguei pra ler..mesmo que as vezes sejam um pouco previsíveis, ainda sim ele consegue fazer com que seja bom. Esse passado obscuro, nem deve ser tão obscuro assim rs..Fiquei com vontade de ver o filme também, mas irei ler primeiro. Gostei mais da outra capa..

    Bjs
    Ensaios de uma Leitura

    :)

    ResponderExcluir
  7. Eu já gostei mais do Sparks, mas por causa dessa fórmula dele passei a ter menos interesse nos livros.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto do escritor, mas ele já tá muito repetitivo, acho que deveria da um tempo dessa vida escritor, mas tenho vários livros dele. rsrs
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Queria tanto ter me apaixonado por esse livro, mas nós não nos entendemos. Quase não terminei, achei a leitura arrastada e muito cheia de enrolação.
    Logo de cara descobri quem era a Jo, tava explícito. Me irritei com aquelas loucuras do ex de Katie, que cara mais pirado.
    Enfim, acho que o Nicholas já está se repetindo demais e está na hora de inovar. Um ou outra história surpreende, mas está cada vez mais difícil disso acontecer.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro do Sparks porque não tenho a mínima vontade, mas esse livro me deixou um pouquinho curiosa, preciso admitir.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário