Retrospectiva: melhores leituras de 2014!

Olá, leitores! 2014 chegou ao fim e nada mais justo que mostrar e indicar as minhas melhores leituras do ano. Infelizmente foi um ano de poucas leituras. Motivo: tive uma baita ressaca literária. Li somente 32 livros, menos do que em 2012 e com uma diferença significativa de 2013, que foram 47 livros. Mas mesmo assim ainda consegui ler bons livros. Juro, foi um ano bem complicado. Ando bem critica ultimamente, então dificilmente um livro me conquistava. Até meu gosto literário andou mudando, vocês perceberão mais sobre isso agora em 2015, aguardem! Enfim, selecionei somente 5 livros, que foram os que mais gostei, vejam:


1. As duas faces do destino - Landulfo Almeida: Misto de ficção, ação e romance, As duas faces do destino foi sem dúvida uma das melhores ficções cientificas nacional que já li em 2014! No livro, Bruno havia desistido de encontrar um sentido para sua vida quando é recrutado por uma extraordinária mulher, dona de habilidades incomuns, para lutar contra um poderoso inimigo. Kerligan Amnael possui o conhecimento, o dinheiro, a inteligência e a vontade para causar enormes prejuízos à humanidade. Apesar das dúvidas, Bruno resolve seguir seu coração e seus instintos e abraçar o destino ofertado por Adrianna. 

2. O Desaparecimento de Katharina Linden - Helen Grant: No dia em que Katharina Linden desapareceu, Pia foi a última pessoa a vê-la com vida. O terror se espalhou pela cidade. Como uma garotinha de dez anos poderia desaparecer num lugar em que todos se conheciam? Pia está decidida a descobrir o que aconteceu com Katharina. No entanto, quando outra menina desaparece... Uma grande surpresa! Lembro que conheci esse livro quando minha irmã chegou da escola com ele (ela pegou na biblioteca), porém como ela não curtiu a leitura, decidi ler. O livro é um suspense juvenil maravilhoso, com reviravoltas e trama eletrizante! A escrita da autora é fascinante e nos prende desde o início. O final então, majestoso. Recomendo demais!

3. Comer, Rezar, Amar - Elizabeth Gilbert: Não lembro exatamente porque comecei a ler esse livro, mas recordo que foi outra grande surpresa. Imaginei que fosse um auto-ajuda, mas na verdade era um livro meio autobiográfico e de memórias. Curti demais a leitura e quero muito ler outros livros da autora. Sobre o livro: quando completou 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo que uma mulher americana moderna, bem-educada e ambiciosa deveria querer um marido, uma casa de campo, uma carreira de sucesso. Mas não se sentia feliz: acabou pedindo divórcio e caindo em depressão. "Comer, Rezar, Amar" é o relato da autora sobre o ano que passou viajando ao redor do mundo em busca de sua recuperação pessoal.

4. NOSFERATU - Joe Hill: Filho do Stephen King, Joe Hill escreveu meu livro favorito do ano! Leitura extremamente envolvente, regada de horror e reviravoltas eletrizantes. NOSFERATU é daqueles livros que não meço elogios e recomendo à Deus e o mundo de tão bom que é. O livro é sobre uma garota chamada Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem. Leiam, please!

5. A cidade do sol - Khaled Hosseini: Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios. Já conhecia a escrita e genialidade do autor, então não esperava me decepcionar e nem surpresa alguma com A cidade do sol. Leitura maravilhosa e emocionante que retrata bem a convivência da mulher no Afeganistão nos anos 1970/80 (?) em meio a guerra. Uma leitura inesquecível!

E vocês, tiveram boas leituras no ano de 2014?

Comentários

  1. Oi Raysa, tudo bem?
    Menina também tive uns problemas no último ano, ressacas e pouco tempo pra me dedicar a leitura, mas o importante é que você leu ótimos livros, as vezes o melhor não é a quantidade, mas sim a qualidade né?
    Um forte abraço flor,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Realmente, o que importa é a qualidade e com certeza essas 5 leituras já valeram pra 2014. :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Raysa! Não tive oportunidade de ler nenhum de sua lista, mas adoraria conferir Nosferatu, a história parece bem surreal. Feliz 2015.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!
      Eu AMEI Nosferatu! ♥ Espero que você possa ler e que goste :)
      Feliz 2015, Beijos!

      Excluir
  3. Eu tive surpreendentes boas leituras em 2014 <3 Me interesso em ler algo do Joe Hill e da Elizabeth, são autores muito bem falados por aí ><
    Que 2015 traga muito mais boas leituras para a gente ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário