Mentirosos - E. Lockhart

Mentirosos,
de E. Lockhart
por Editora Seguinte
2014 / 272 páginas.

Mentirosos foi um dos lançamentos mais comentados em 2014. A trama gira em torno dos Sinclair, uma família rica, tradicional e que beira a perfeição. Todo verão a família vai para a ilha particular do patriarca passar as férias. É nela que se encontram os primos Cadence, Mirren, Johnny e o amigo da família Gat, formando o grupo chamado Mentirosos. Porém, no verão dos quinze anos de Cadence, a garota sofre um estranho acidente que lhe rende dores fortes na cabeça, amnésia, depressão e tantos outros problemas. Agora, dois anos depois a jovem decide retornar à ilha a fim de saber o que realmente lhe ocorreu. Entretanto, as respostas podem ser surpreendentes.

Se eu disser que não esperava nada de Mentirosos estarei mentindo descaradamente. O livro foi eleito como um dos melhores young adult pelos usuários do Goodreads e elogios sobre ele foi o que não faltou na blogosfera. Assim, a alta expectativa me fez esperar mais um pouco, deixei passar todo o fuzuê do momento de lançamento para finalmente lê-lo na esperança de não me decepcionar e realmente curtir a leitura. Dito e feito. Mentirosos foi uma leitura sensacional! Simples, despretensioso e surpreendente, E. Lockhart foi muito feliz ao escrever esse livro com sua narrativa fluída, poética e regada a boas doses de metáfora.

O livro é narrado por Cadence e dividido em cinco partes. Acompanhamos a garota durante todo o livro em busca de respostas. Enquanto isso, vamos descobrindo cada vez mais sobre a família Sinclair, seja pela visão da Cadence ou pelos contos que fazem alusão à família, que inclusive achei a ideia por parte da autora genial. Assim, o livro não se torna somente sobre o drama de Cadence, mas sim de toda a família, pois nem tudo é perfeito e então ficam evidentes as intenções da trama de Mentirosos: mostrar que a perfeição não existe, mesmo em uma família grande, rica e tradicional como os Sinclair, que as aparências enganam e que nem sempre as atitudes tomadas como boas acabam sendo realmente boas.

Mentirosos é o tipo de livro que quanto menos você souber, melhor. Portanto, digo apenas que para mim a leitura valeu muito a pena e já entrou para as melhores do ano. Adorei conhecer a escrita da E. Lockhart e sua capacidade em construir uma boa história. Sem dúvida, um dos pontos fortes do livro foi a narrativa da autora e a forma como em alguns momentos descreve os personagem e as situações de forma peculiar e única. Mentirosos é uma obra simples, porém surpreendente e imprevisível, principalmente seu final.

Comentários